quinta-feira, 19 de abril de 2012

Whey Protein

Também conhecida como proteína do soro do leite, o Whey Protein é extraído da porção aquosa do leite, gerada durante o processo de fabricação do queijo. É uma proteína de excelente digestibilidade e de fácil absorção, devido á similaridade de seu perfil de aminoácidos com as proteínas do músculo.

O Whey Protein é, hoje, talvez o suplemento mais conhecido no mundo, e isso não é à toa. Whey protein não deve ser consumido apenas por atletas e praticantes de atividades físicas que procuram aumento de performance, mas também por qualquer pessoa que esteja procurando levar uma vida mais saudável.
O Whey Protein apresenta bom perfil de aminoácidos essenciais, aqueles que não produzimos em nosso organismo e precisamos obter por meio da alimentação, como: lisina, metionina, triptofano e os aminoácidos de cadeia ramificada; leucina, isoleucina e valina.

Por oferecer uma boa quantidade de leucina, o whey protein possui um importante papel no crescimento muscular, por seu efeito "anabólico" no metabolismo de proteínas, aumentando a taxa de síntese e diminuindo a degradação de proteína Muscular.

Outra função do Whey protein é que o mesmo estimula a síntese de insulina, hormônio com potente efeito "anabólico" e importante para hipertrofia muscular, pois facilita a entrada dos aminoácidos nas células, para que sejam usados na formação de tecidos, contribuindo assim com o aumento de Massa Muscular.

Ao escolher o melhor Whey Protein, Analise os ingredientes do produto que você pretende comprar. Muitas vezes o produto tem nome de Whey, no entanto, ao analisar os ingredientes encontrados no Rótulo Nutricional, você descobre que, por exemplo, outras fontes de proteína, como albumina e proteína da soja, foram adicionadas. Portanto, se o produto possui mais de uma fonte de proteína (que não seja a proteína do soro do leite) em sua formulação, você já sabe que não é 100% de Whey Protein. É importante que você fique atento a isso para poder comparar, verdadeiramente, qualidade e preço entre diferentes marcas e produtos.
Qual a dose diária ideal?


A dose ideal de whey protein varia de pessoa para pessoa, de objetivo para objetivo. Sua intenção ao suplementar com whey protein deve ser atingir a ingestão diária de proteína. Pessoas interessadas em ganhar massa muscular, procuram ingerir de 2-3g por quilo de peso corporal. Pessoas interessadas em definição muscular ou melhor desempenho em esportes ingerem de 1,5 a 2g de proteína por quilo de peso corporal.
Normalmente uma ou duas doses (cerca de 30-60g) são mais do que suficientes. O whey é um complemento, e não a base da sua alimentação. Afinal, boa parte das proteínas de sua dieta deve vir de comida de verdade (carne, ovos, peixe, entre outras fontes).
Misturar com água ou leite?

A decisão é sua, é uma questão de gosto ou praticidade. Com leite o whey realmente fica melhor, mas você não toma seu suplemento pelo sabor, não é? 


Então leva o pó no seu shaker e simplesmente adicione água após o treino, porém se decidir tomar o whey com leite, lembre-se que a absorção será mais lenta. 



Um comentário:

  1. Dra. seu blog é muito bom !!!
    Estou aprendendo bastante, continue postando !

    Rodrigo.

    ResponderExcluir