segunda-feira, 23 de abril de 2012

Conheça mais sobre o efeito Platô na Perda de Peso

O que é?

O efeito platô é a estabilização do peso após um período de dieta, ou seja, a pessoa para de perder peso. Após algum tempo o organismo se acostuma a essa restrição, requerendo menos energia para suas funções vitais e o metabolismo diminui, se adaptando a tal restrição.

O momento em que este efeito aparece é variável e depende de inúmeros fatores, sendo comum ocorrer pela primeira vez após três meses de dieta, podendo acontecer mais de uma vez.
Por que ocorre?

O desenvolvimento humano ajuda a entender esta reação do organismo: ao longo do tempo houve grandes períodos de falta de alimentos, onde o ser humano não teria sobrevivido caso não tivesse mecanismos de guardar energia, sob a forma de gordura, nos defendendo assim da morte por falta energética.

Por este motivo, toda vez que a oferta de alimento está diminuída, como ocorre quando se faz uma dieta, chega um ponto em que a pessoa para de perder peso, atingindo um ponto de equilíbrio.

Mudanças corporais e hormonais também participam desta estabilização do peso, sempre na tentativa de poupar o organismo da privação de alimentos. 

A leptina é um hormônio produzido pelo tecido adiposo (gorduroso) que atua na regulação do peso, agindo na ingestão de alimentos. Uma das suas funções é fazer o cérebro entender a sensação de saciedade, após a ingestão de alimentos. A produção de leptina faz o organismo entender que foi alimentado e que a pessoa não precisa comer mais. Se este hormônio não age adequadamente, o organismo não tem a percepção adequada de saciedade. Com a diminuição do tecido adiposo decorrente da própria dieta, a produção de leptina diminui, até que, em certo ponto, é insuficiente para produzir esta sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa fuja da dieta.
O que fazer?

No efeito platô, o ideal é persistir na dieta, pois com o tempo o organismo volta a trabalhar com os níveis hormonais mais baixos, reiniciando um ciclo de emagrecimento. Pode ser necessário mudar a dieta e até mesmo inserir novos alimentos.

Os termogênicos são alimentos que podem auxiliar na diminuição do efeito platô, como a canela, o gengibre, a pimenta e o chá verde. Mas seu consumo, para essa finalidade, deve ser moderado e sob a orientação de um nutricionista, pois podem apresentar efeitos colaterais. 
Outra alternativa é aumentar as calorias consumidas alguns dias por um ou dois meses e em seguida diminuir novamente a ingestão calórica, para que o organismo não se adapte à restrição calórica e assim ocorra o emagrecimento.

Dra. Andreia Gonzalez Barbeiro,
Dra. Aline Costa de Morais, 
Dra. Simone Uhelszki Yoshida.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário